quarta-feira, 26 de março de 2014

SERVIDORES DO DEGASE EM CAMPOS ENTRAM EM GREVE


Órgão informou por meio de nota que reajuste será enviado à Alerj para aprovação
 Carlos Grevi

Órgão informou por meio de nota que reajuste será enviado à Alerj para aprovação

Desde a zero hora de segunda-feira (24/03) cerca de 70% dos servidores, entre concursados e terceirizados, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), que atuam no Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves, na localidade de Itereré, em Campos, decretaram greve por tempo indeterminado. 
Os agentes de segurança socioeducativos, a equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais, a área de saúde e administração decidiram pela paralisação depois da não aceitação, por parte do Novo Degase, das reivindicações feitas há anos.
“Nós estamos desde 2011 negociando com o governo três assuntos. São eles, o andamento da progressão salarial, que é do nosso plano de cargo de carreira de salário, reajuste salarial de mais de 23% e equiparação do salário dos agentes da Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (Seap)”, explicou o diretor do sindicato do Degase (Sind-degase), João Luis Pacheco.
Segundo João, apenas 30% dos servidores estão atuando no departamento. “Conforme a lei de greve, 70% dos servidores estão parados e os outros continuam atendendo os adolescentes. Só está funcionando o serviço de emergência médica e o que atende a necessidade básica dos adolescentes, como alimentação e higiene”, ressaltou.
O diretor revelou ainda que o governo já apresentou uma proposta, mas eles só irão aceitar quando ela for oficializada. “A proposta feita na segunda nos agrada. De acordo com o governo, a progressão ficaria para o mês de abril e a equiparação e o reajuste do salário até maio, mas só vamos concordar quando eles se oficializarem a proposta porque só assim vamos poder comprovar a negociação”, completou João Luis.
Outro questionamento feito pelos agentes é a falta de segurança no Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves. Um deles, que preferiu não se identificar, disse que a sensação de insegurança predomina no local. “O motorista da viatura daqui já foi ameaçado de morte por pessoas armadas. Aqui tem guaritas que estão vazias esperando pelos policiais militares. Eles até atuavam aqui, mas foram embora alegando que não recebiam o pagamento. Nós lidamos com adolescente em conflito com a lei e precisamos de proteção”, lamentou o agente.
REAJUSTE DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO ABARCAM OS DO DEGASE
Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase) informa que,"conforme comunicado em reunião realizada com o Sindicato, reitera que os servidores do Degase estão incluídos no aumento salarial que será enviado à Alerj, juntamente com todos os servidores da Educação.
Assim, os aumentos e benefícios dados aos servidores da Seeduc abarcam os do Degase, com exceção dos específicos de cada carreira. Quanto à majoração dos auxílios, ao serem efetivados, os serão incluindo o Degase, conforme compromisso assumido na reunião. 
Quanto ao pleito referente à Progressão Funcional dos Servidores do Degase, o mesmo já foi encaminhado para a Casa Civil. O processo encontrava-se em análise técnica na Subsecretaria de Carreira, Remuneração e Desenvolvimento da Seplag, onde todas as análises técnicas e observações foram aprovadas, resultando em seu encaminhamento à Casa Civil. 
A progressão funcional, assim como o aumento, será concedida pelo Governo em tempo hábil para ser regulamentada e paga aos servidores. Assim que for solicitada oficialmente, uma nova reunião com o secretário da pasta poderá ser marcada.  Uma interrupção nas negociações pode vir a prejudicar o histórico de conquistas realizadas nessa gestão. 
O Novo Degase reforça a política de abertura de diálogo e compromisso com a política pública de valorização do Servidor Público do Governo do Estado do Rio de Janeiro e se coloca à disposição para esclarecimentos junto ao Sind-Degase, lamentando a possibilidade de greve e nova interrupção do canal de diálogo.
O Departamento reafirma ainda uma série de ações executadas nos últimos anos, tratadas como prioridade, inclusive para promover o ajuste do funcionamento do Sistema de Socioeducação estadual aos padrões do Sinase – atendimento, reformas, novas unidades, reforço no quadro de servidores, dentre outros.  
Além disso estamos em um processo de Reordenamento conceitual no qual os recursos humanos receberam tratamento de suas demandas, como viabilização e concessão de auxílio alimentação, auxílio transporte, reajuste salarial equiparado à inflação, além de reforço no quadro com a convocação de 773 concursados,  em sua maioria agentes socioeducativos".
Quanto ao questionamento sobre a falta de segurança o órgão não emitiu resposta.
MENOS DE UM ANO DE ATIVIDADE
Centro de Atendimento Intensivo (CAI) de Campos, localizado às margens da RJ-158, na localidade de Itereré, no km 53, foi inaugurado no dia 15 de maio de 2013, com capacidade para receber 80 adolescentes detentos de 12 a 18 anos de 25 municípios das regiões Norte e Noroeste.
A instituição recebe o nome da Professora Marlene Henrique Alves, mãe do Juiz Pedro Henrique Alves, ex-titular da Infância e Juventude em Campo.



Fonte: MAYARA FERNANDES-ESTAGIÁRI
A

Nenhum comentário:

Postar um comentário