quinta-feira, 27 de março de 2014

CAMPOS ENTRE OS MUNICÍPIOS QUE VÃO TESTAR VACINA CONTRA A DENGUE


Previsão é que a vacina seja concluída no prazo de cinco anos
 Mauro de Souza/ Arquivo Ururau

Previsão é que a vacina seja concluída no prazo de cinco anos

A cidade de Campos é um dos 60 municípios do Brasil escolhidos pelo Ministério da Saúde para testar a vacina contra a dengue. A cidade foi selecionada por ser um município de porte médio, além de possuir Vigilância em Saúde de excelente nível, maior Programa Municipal de Imunização e disponibilidade de fazer a vacina. Além dos testes também será feito paralelamente um estudo de prevalência da doença.
A previsão é que a vacina seja concluída no prazo de cinco anos. Ela já está em fase de testes em humanos e é desenvolvida pelo Instituto Butantan. A expectativa é que o imunobiológico seja administrado em uma única dose e combata os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4). A pesquisa pelo Instituto Butantan iniciou em 2006. O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue.
O diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas, antigo Centro de Referência da Dengue, Dr. Luiz José de Souza afirmou que Campos foi escolhida pela importância do trabalho realizado no Centro. “Por se tratar da seriedade do diagnóstico esse foi um dos principais pontos para a escolha da cidade, por conta da excelência. Nós temos uma forte pesquisa e uma grande experiência com todos os quatro sorotipos de dengue”, ressaltou Dr. Luiz.
Dr. Luiz também informou que o município é o único município do Estado a contar com um Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas. O Centro funciona durante o ano todo e além do diagnóstico, ele também habilita estudantes de medicina e profissionais.
“A gente tem um serviço prestado não só na parte do diagnóstico, mas também na formação de alunos”, finaliza o médico, acrescentando que o Centro possui 42 trabalhos científicos publicados sobre a dengue.
O Ministério da Saúde (MS) solicitou aos 60 municípios a confirmação de aceite do estudo e da vacinação em fevereiro deste ano. O MS está financiando um estudo com a finalidade de indicar as áreas e os públicos prioritários a serem imunizados contra a dengue. Um grupo de trabalho formado por técnicos do Ministério da Saúde, Anvisa e especialistas de diversas universidades, está elaborando um plano para subsidiar o Ministério.



Fonte: ASCOM/REDAÇÃ
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário