terça-feira, 26 de novembro de 2013

VIOLÊNCIA: 56 MULHERES ATENDIDAS PELO CENTRO ESPECIALIZADO EM CAMPOS


Novo projeto pode disponibilizar prontuário específico para as vítimas
 Reprodução

Novo projeto pode disponibilizar prontuário específico para as vítimas

Vinte e cinco de novembro é o Dia Internacional Contra a Violência à Mulher . Em Campos dados do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) III registrou, até outubro, o acompanhamento de 56 mulheres em situação de violência doméstica, enquanto que, a Casa Abrigo Benta Pereira não teve sequer uma vítima abrigada na unidade.
“A violência contra a mulher tem características peculiares, porque, em geral, os agressores estão dentro das casas das vítimas. Verificamos a necessidade de um trabalho integrado para informar essas vítimas sobre seus direitos, sobre os serviços que elas podem buscar no momento da agressão e para que a rede socioassistencial possa, de fato, auxiliá-las a vencer o medo e denunciar dos agressores”, disse o secretário da Família e Assistência Social, Geraldo Venâncio.
Entre as medidas já tomadas pela pasta, para o enfrentamento à violência, o secretário destaca a descentralização, desde julho deste ano, do acolhimento às vítimas.
“Antes, esse atendimento era centralizado no Creas III, conhecido como Creas Mulher. Agora, atendimento é territorializado e prestado nos três Creas do município, que passam a ser porta de entrada para atendimentos a vítimas de violência, o que facilita o acesso dessas vítimas a serviços de assistência jurídica, psicológica e social, entre outros”, destacou o secretário que acrescentou:
“Estamos preparando um projeto, a ser desenvolvido com a secretaria de Saúde, no sentido de disponibilizar um prontuário específico para casos de violência contra mulheres e crianças. O objetivo é que o registro, em prontuário médico das lesões, apresentado perante a Justiça tenha efeito de exame pericial. Isso representaria um avanço, à medida que facilitaria a denúncia e reduziria o atual e alto índice de subnotificação das agressões. Quem ama não bate”, finalizou. 



Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário