sábado, 30 de novembro de 2013

GASOLINA FICA MAIS CARA EM DEZEMBRO; 5%


Correção deve ser anunciada hoje, após presidenta Dilma adiar para 2014 decisão sobre mecanismo de reajuste automático
combustível-gasolina-alcoolOs preços dos combustíveis vão subir 5% ainda este ano. O anúncio deve ser feito hoje pela presidenta Dilma Rousseff. Conforme publicou ontem o Blog do Kennedy, no portal iG, do jornalista Kennedy Alencar, Dilma preferiu adiar para 2014 a política de reajuste automático que a Petrobras quer implementar.
O percentual de reajuste deve ser divulgado durante a reunião do Conselho de Administração da estatal. A Petrobras havia solicitado ao Ministério de Minas e Energia 13% de correção, conforme o jornal O DIA publicou dia 19 deste mês.
O adiamento da política de reajuste automático dos combustíveis seria uma vitória do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele conseguiu reverter a decisão da Petrobras depois de a própria presidenta Dilma Rousseff ter dado aval à presidenta da estatal, Maria das Graças Foster, para preparar a nova fórmula.
Segundo a informação do blog, o ministro usou como argumento que, antes de tomar a decisão, seria necessário esperar pela posição dos Estados Unidos a respeito da retirada de estímulos à economia daquele país. Segundo o ministro, a medida norte-americana afetaria o preço do dólar em todo mundo. Mantega defendeu que se a moeda subir muito, um reajuste automático colocaria em risco a meta de inflação de 2014, ano eleitoral.
Já na hipótese de haver menos impacto no dólar, a fórmula poderia ser implementada no decorrer do ano que vem. Devido aos preços dos derivados importados, e alto endividamento, a estatal vem pedindo ao governo reajuste imediato. Ela tenta conter a queda no fluxo de caixa. O lucro líquido no terceiro trimestre deste ano foi de R$ 3,395 bilhões, com queda de 45% em relação ao trimestre anterior.24 horas                          APOIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário