sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE É IMPLANTADA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA

Academia da Terceira Idade é implantada em São Francisco de Itabapoana
Com um número de idosos que representa 8% da população do município, São Francisco de Itabapoana passa a contar agora com



uma academia da Terceira Idade. Implantado no município por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, o espaço, localizado nas imediações das futuras instalações da Clínica da Família, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (21/11) e conta com oito aparelhos, cada um com 12 funções de exercícios.
Participaram da solenidade, além do prefeito Pedrinho Cherene e do vice-prefeito Amaro Barros, o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius, vereadores, entre eles Patrícia Cherene, secretários municipais e dezenas de assistidos pelo Centro de Convivência para a Terceira Idade Nágeme Jorge Abílio, mantido pela Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social.
Um total de 240 idosos poderá utilizar o espaço de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Eles receberão suporte integral de uma equipe multidisciplinar formada por professor de educação física, fisioterapeuta, nutricionista, técnico em enfermagem e um profissional de apoio. O início das aulas está previsto para o próximo dia 25. Antes, cada um dos inscritos passará por uma avaliação física.
A alta procura, a maior em todos os 19 municípios do Estado em que o projeto já foi implantado, viabilizou a instalação de outra academia no município. “Sabemos que em São Francisco se inscreveram 504 pessoas para participar da academia, um número bem superior às 240 vagas disponíveis. Com isso, iremos instalar a pedido do prefeito Pedrinho Cherene outra academia para atender a esse público”, destacou o secretário Marcos Vinícius.
– A Academia da Terceira Idade, assim como outros projetos e programas voltados para a terceira idade são muito bem vindos ao município e vem a somar à política de valorização do segmento que vem sendo adotada pela nossa administração. Vale lembrar que encontramos o Centro de Convivência com apenas 30 idosos cadastrados e hoje são 514 assistidos, sendo oferecido a cada um deles muitas opções de lazer e de entretenimento, além de ações periódicas voltadas à saúde – ressaltou o prefeito Pedrinho Cherene, lembrando que o espaço em torno da academia receberá ainda, um projeto paisagístico e de arborização.
Frequentador do Centro de Convivência da Terceira Idade desde sua fundação, há 12 anos, o aposentado Ademar Viana, 77 anos, aprovou essa nova iniciativa. “Se o atendimento já estava bom nesses últimos meses, deverá ficar melhor ainda com a implantação da academia da terceira idade”.
Outros projetos voltados para a Terceira Idade e que também foram reivindicados pelo prefeito Pedrinho Cherene, como o Qualimóvel, Terceira Visão e Era Digital, foram confirmados pelo secretário e deverão atender o município já no início de 2014.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário