quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA FAZ PALESTRA PARA INCENTIVAR A CULTURA DA MELANCIA

Secretaria Municipal de Agricultura realiza palestra para incentivar a cultura da melancia
A Secretaria de Agricultura de São Francisco de Itabapoana reuniu, na noite de terça-feira (22/10), produtores rurais para um evento de incentivo à cultura da melancia. Na oportunidade foi realizada uma palestra com o agrônomo Flávio César Loss, que destacou algumas particularidades do município que favorecem o cultivo da fruta, como o clima e o tipo de solo, de características arenosa e argilosa.
Durante a apresentação, alguns pontos foram destacados, como qualidade da semente, modo de plantio, tempo médio do plantio à



colheita e tecnologias adequadas para atender diferentes áreas de produção e o potencial produtivo, que pode chegar até 80 toneladas por hectares, dependendo dos recursos técnicos utilizados, como irrigação.
Na opinião do secretário de Agricultura de São Francisco de Itabapoana, Edmar Henriques, São Francisco de Itabapoana pode viver uma nova era, de muita prosperidade para os produtores rurais, com o cultivo da melancia.
– Essa reunião serviu para mostrar aos nossos produtores que a cultura da melancia em nosso município é viável e que a Secretaria de Agricultura prestará suporte técnico aos interessados, inclusive já tendo firmado um convênio com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para que possamos realizar a análise de solo com preço reduzido – destacou.
De acordo com o escritório da Emater-Rio em São Francisco de Itabapoana, o município tem hoje uma produção anual de 4 mil toneladas. “São números ainda pequenos tendo em vista o potencial do município para o cultivo da fruta. Nossa é meta é aumentar essa produção, que hoje de resume a cerca de 20 agricultores”, destacou o secretário Edmar Henriques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário