sábado, 26 de outubro de 2013

MAQUINAS TRABALHAM NAS OBRAS DA PONTE JÃO FIGUERENDO

Ponte João Figueiredo: máquinas trabalham na realização dos canteiros

Governador do Rio estará no local, na próxima semana, para lançamento da pedra fundamental
 Mauro de Souza

Governador do Rio estará no local, na próxima semana, para lançamento da pedra fundamental

As intervenções para realização da ponte que vai ligar os municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, a João Figueiredo, já estão a todo vapor. No local, duas áreas extensivas na localidade de Flecheira, no limite entre Campos e SJB, as máquinas já trabalham para realização dos dois canteiros de obras; uma central de concreto, que servirá para depósito de vigas, entre outras intervenções.   
Para próxima semana, está prevista a ida do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para assinatura da ordem de serviço e lançamento da pedra fundamental para dar início as obras da ponte. 
De acordo com o diretor da Divisão de Obra do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) em Campos, Ivan do Amaral Figueiredo, até semana que vem praticamente toda área já deve estar limpa. As intervenções do outro lado, em São Francisco, também estão caminhando.
“Neste momento estamos limpando toda área que servirá de depósito para materiais de limpeza do local. Vamos fazer um aceiro para poder dar apoio a ponte. Além disso, ainda iremos construir um deck para descer barcos. Cerca de 800 vigas estão previstas para chegar”, informou o diretor acrescentando que por enquanto nenhuma desapropriação será feita.
Nesta quinta-feira (24/10) foi publicado na pág 27 do Diário Oficial o contrato para realização da obra.
“Depois dessa etapa (canteiros), estaremos levando os pilares para dentro da água. A gente está correndo por causa do Rio Paraíba [período de cheia do rio]. Além do mais, assim que terminarmos as intervenções no canteiro, está prevista a limpeza da ilha (próxima do local) para fazer caminho que facilitará a passagem dos barcos. Amanhã (25/10) haverá o último estudo da área do Rio Paraíba”, concluiu Ivan.
 
A OBRAO valor da obra ficou em pouco mais de R$ 137 milhões, conforme publicado no Diário Oficial no dia 14 de outubro deste ano, com execução do Consórcio Ponte Paraíba do Sul, formado pelas empresas Premag, Líder e Imbeg, para execução das obras de construção. Todo o recurso é do governo do estado, sem a participação dos municípios. A previsão é para que toda a obra leve 12 meses. 
A PONTEUma obra estrutural para a região em termos de logística que vai beneficiar todo Norte Fluminense, a Ponte João Figueiredo terá pouco mais de 1.344 metros de extensão por 16,20m de largura englobando duas faixas de rolamento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre. O projeto atual substitui o original, que teve início em 1981, mas foi paralisado por questões ambientais. A ponte vai encurtar o caminho entre os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana em aproximadamente 100 quilômetros.
LEIAM TAMBÉM:



Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário