quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DIMINUI O ÍNDICE DE ACIDENTES CICLÍSTICOS EM CAMPOS

Diminui o índice de acidentes ciclísticos, segundo levantamento do HFM

Em 2012, o número de acidentes foi o menor registrado nos últimos 10 anos
 Mauro de Souza

Em 2012, o número de acidentes foi o menor registrado nos últimos 10 anos

O índice de pacientes vítimas de acidentes ciclísticos atendidos no Hospital Ferreira Machado (HFM), que recebe todos os casos graves de trauma de toda região, caiu em quase 70% nos últimos cinco anos, segundo levantamento feito pela unidade hospitalar.
Em 2008 foram 1.799 pacientes vítimas de acidentes envolvendo bicicletas, que receberam atendimento na unidade. Ao longo dos últimos anos esses números vêm apresentando uma queda importante. Em 2009 foram 1.385. No ano de 2010, os registros dão conta de 990. Em 2011, nova queda para 817. Em 2012, o número de acidentes ciclísticos de pacientes que deram entrada no HFM ficou em 607, o menor registrado nos últimos 10 anos.
“A população pode contar com a qualidade dos serviços do Hospital Ferreira Machado, mas o ideal é quando vemos um trânsito menos violento, com esta redução significativa dos casos envolvendo ciclistas”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), José Manuel Moreira.
Com o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, criado em 2004 pelo Ministério das Cidades, o número de municípios que apresentam algum tipo de via para bicicleta passou de 99 para 276. Se antes eram 600 quilômetros de ciclovias, agora já são 2505.
De acordo com dados do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), o município de Campos conta com mais de 32 km de ciclovia e ciclofaixas, que vêm sendo utilizados por ciclistas diariamente, com mais segurança no trânsito.  
“Em 2009, tínhamos 16 quilômetros de ciclovias e, quando concluir a obra da RJ-216, serão 45 quilômetros. Temos um projeto programado para começar a ser implantado, a partir do ano que vem, de mais 20 quilômetros. Temos tomado várias medidas na área da mobilidade urbana que estão reforçando a segurança no trânsito, principalmente, para ciclistas e pedestres, dando segurança aos que estão mais vulneráveis. Além disso, temos criado vagas para idosos e motociclistas, feito mudança no sentido de ruas, melhorando o fluxo, o que automaticamente reflete no bem-estar de todos”, informa o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira.



Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário