quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CACHAÇA DO NORTE FLUMINENSE É O PRIMEIRO PRODUTOS A RECEBER SELO RJ


Marca permite ao consumidor conhecer e valorizar o que é produzido no estado
 Clarice Castro / Ascom

Marca permite ao consumidor conhecer e valorizar o que é produzido no estado

A cachaça artesanal Chico Tobias, produzida em Conceição de Macabu, Norte Fluminense é o primeiro produto da agroindústria fluminense a receber o selo produzido no RJ. A marca de identificação lançada pela Secretaria de Agricultura, durante o evento Rio Gastronomia em agosto, permite ao consumidor conhecer e valorizar o que é produzido no estado. Nesta terça-feira (29/10), o fabricante da bebida, Francisco Tobias Barbosa recebeu o documento autorizando a inclusão do selo nos rótulos dos cinco tipos do produto vendidos na capital fluminense e em Niterói.
"Acredito que a certificação ajudará a aumentar as vendas. É um indicador da qualidade da nossa cachaça. Para receber o selo há uma série de exigências que garantem ao consumidor que nosso alambique atende às normas sanitárias e legais", afirmou o produtor.
Para o secretário, essa é uma forma de valorizar a agroindústria fluminense.
"A certificação de origem vem sendo utilizada em várias partes do mundo para acenar ao consumidor a procedência do produto. É uma forma de demonstrar que no Rio de Janeiro temos uma agroindústria de qualidade. Muitos desconhecem, por exemplo, a diversidade da cachaça fluminense. Fico satisfeito que este produto tenha sido o primeiro a receber a homologação do Selo Produzido no RJ", disse o secretário de Agricultura, Christino Áureo.
Para Francisco, que está no ramo há nove anos, o Rio de Janeiro precisa resgatar a posição de destaque na produção de cachaças. Para estruturar sua agroindústria foi apoiado pelo programa Prosperar, da secretaria de Agricultura, e pela Emater-Rio - Empresa de Extensão Rural do Estado.
"A cachaça era um dos principais produtos da Capitania de São Tomé, onde hoje se encontram os municípios do Norte Fluminense e alguns das Baixadas Litorâneas. Procurei recuperar essa tradição abandonada por muito tempo", afirmou.
O alambique da Chico Tobias produz 400 litros de cachaça por dia e consome 600 toneladas de cana ao ano. Toda a sua produção vai para as caldeiras do engenho da Agropecuária Chico Tobias Ltda.
Para utilizar o selo Produzido no RJ, o produtor deve se credenciar junto a coordenadoria de Controle de Qualidade de Produtos Agroindustriais, da secretaria estadual de Agricultura. Mais informações no site www.agricultura.rj.gov.br.



Fonte: IMPRENSA/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário