quinta-feira, 31 de outubro de 2013

ASSALTO A RESIDÊNCIA: PM ORIENTA E DÁ DICAS DE COM AGER


Equipamentos de segurança são úteis, mas seu uso é limitado
 Carlos Grevi/Mauro de Souza

Equipamentos de segurança são úteis, mas seu uso é limitado

Assaltos têm sido cada vez mais recorrentes em Campos. Somente entre a noite da última terça-feira (29/10) e a manhã desta quarta (30/10), 11 pessoas foram feitas reféns durante duas ocorrências: EldoradoParque Califórnia, respectivamente. Embora manter a calma nessas situações seja quase que impossível, a Polícia Militar orienta que quanto mais as vítimas entrarem em desespero, maiores são as chances de reação dos bandidos.
De acordo com o capitão da PM, Márcio Rosa, em caso de assaltos e sequestros é necessário acatar as ordens dos suspeitos e entregar todos os objetos que os mesmos desejarem. Ele ainda aconselhou que nunca se deve reagir, pois o bandido pode estar agindo sob efeito de alguma substância tóxica, como álcool ou drogas.
“Qualquer coisa que seja subtraída não é mais importante que a vida. Então, é sempre bom obedecer todas as ordens dos meliantes para que não aconteça o pior. E, tão logo, seja cessado o crime, acionar imediatamente a polícia através do 190, para que através das informações, características dos bandidos, veículo utilizado, nós possamos chegar até eles e efetuar a prisão”, mencionou.
Rosa falou que, na maioria dos casos de assaltos a residências, por exemplo, o crime já é previamente premeditado. “Com certeza nessas situações o assaltante já tem informações sobre o local aonde irá executar o delito”.
CASAS REFORÇADASCom a violência se alastrando é comum observar várias casas, condomínios e apartamentos reforçados com equipamentos de segurança. No entanto, além de todo um aparato técnico nos imóveis, é preciso atenção por parte dos moradores, para que, ocorrências como assaltos não seja recorrente.
Especialista no ramo de segurança há sete anos e dono de uma empresa de vigilância domiciliar, a Metropol Alarmes, localizada no município de São João da Barra, Jaime Gonçalves contou que todo equipamento de segurança é limitado. Segundo ele, se não tiver uma compensação e atenção por parte da clientela em seu uso, o serviço fica reduzido.
“É importante frisar e a gente costuma orientar os clientes quanto a isso que, antes de entrar na casa, é bom estar verificando, através das câmaras de monitoramento, se não tem alguém rondando a residência. Isso costuma ser bastante eficaz, por exemplo, na hora de abrir um portão eletrônico”, recomendou.



Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário