terça-feira, 24 de setembro de 2013

PRIMAVERA: ESTAÇÃO DAS FLORES TRAZ CONSIGO UMA SÉRIE DE DOENÇAS

Primavera: estação das flores traz consigo uma série de doenças

Alergias, catapora, variedades da Influenza e conjuntivite são alguns dos problemas
 Mauro de Souza/Reprodução

Alergias, catapora, variedades da Influenza e conjuntivite são alguns dos problemas

Estação conhecida pela incidência das flores, a primavera também traz consigo uma série de doenças infectocontagiosas que, embora sejam mais comuns na infância, podem aparecer em adolescentes e adultos. Apesar dos males que causam, essas patologias podem ser facilmente prevenidas, através das vacinas.
Com as mudanças bruscas de temperatura, tendo dias mais quentes e noites frescas, as doenças respiratórias ficam mais frequentes. Algumas costumam aparecer mais que outras como: alergias, varicela (catapora), variedades da Influenza, conjuntivite, entre outros problemas.
O médico alergista Ronald Young Júnior explicou que, boa parte dessas doenças surge porque nesta época do ano, o pólen [partícula emitida por algumas plantas] se desprende das flores e fica pelo ar, facilitando que os cidadãos entrem em contato com ele, o que pode causar irritações, pois algumas pessoas são sensíveis a essas partículas.
O especialista ainda disse que, embora esse tipo de situação seja frequente na primavera, é na região Sul do país que costuma aparecer com maior incidência, pois as quatro estações do ano são mais bem definidas que nas demais regiões.
“No Sul, a estação é marcada pela presença de pólen. Aqui [Campos e região], ainda não há estudos que comprovem a presença dessas partículas, mas por ser uma região canavieira, os gases emitidos pela queima da cana-de-açúcar, também pode provocar a exacerbação de algumas doenças como rinite, asma e sinusite”, informou Ronald alertando que com o clima mais seco, esses poluentes perduram por mais tempo no ar, aumentando as chances de contágio.
CATAPORA
Segundo ele, uma das patologias mais frequentes dessa estação é a varicela. O médico conta que as crianças são as maiores vítimas do vírus, mas adultos podem contrair a forma mais extensa da doença.
“O contato interpessoal direto, ou seja, de pessoa pra pessoa é fundamental para transmissão da doença, pois o vírus se solta através de gotículas provocadas pela tosse, espirros e fala. Nos quadros mais graves da catapora, o paciente pode ter pneumonia, meningite e até mesmo uma infecção generalizada”, mencionou.
PREVENÇÃO
A vacina é o único método que pode prevenir essas doenças, principalmente a gripe e a catapora. Se a pessoa estiver devidamente imunizada, certamente diminuirá o risco de contrair algumas dessas doenças da estação.
Evitar a aglomeração, lavar bem os utensílios dos doentes e não levar as crianças acometidas pela doença para escola também ajuda para a não disseminação das doenças da primavera.


Fonte: KELLY MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário