sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MOTORISTA DIAGNOSTICADO COM MENINGITE BACTERIANA EM SÃO JOÃO DA BARRA

Motorista diagnosticado com meningite bacteriana em São João da Barra

Epidemiologia acompanha o caso, mas ainda não sabe agente etiológico causador
 Vagner Basilio

Epidemiologia acompanha o caso, mas ainda não sabe agente etiológico causador

Médicos do departamento de Vigilância Epidemiológica de São João da Barra estão acompanhando um caso me meningite diagnosticado no município na última segunda-feira (23/09). A doença acometeu um motorista de uma empresa que presta serviços para o Superporto do Açu.
O motorista mora em um alojamento da empresa na Rua Nova, mas a doença foi diagnosticada por médicos do Posto de Urgência de Barcelos, onde foi buscar o primeiro atendimento.
Por meio de nota, a Vigilância informou trata-se de meningite bacteriana, ainda sem agente etiológico causador. Disse ainda que há exames em execução, pelo qual se espera identificar a bactéria e que tal informação é necessária para determinar a conduta a ser tomada em relação aos contatos do paciente. Ressaltamos que há condutas específicas segundo o tipo de meningite, sendo necessária a identificação do agente causador.
A nota informa ainda que a Vigilância Epidemiológica municipal realizou em 23 de setembro visita a moradia (alojamento) do paciente para identificação de contatos íntimos, definidos como: pessoas que moram no mesmo domicílio, que dormem no mesmo cômodo, que mantém relação de afeto com o doente (cônjuges, filhos) ou que trabalham no mesmo recinto.
“Identificamos como contatos os moradores desse alojamento e funcionários da empresa e fomos informados que todos os residentes e empregados desse alojamento e empresa foram medicados. Dessa forma, entendemos que não há mais contatos a serem medicados. Quanto à vacinação, esta é dependente de identificar a bactéria causadora e de detecção de surto (quando o número de casos é grande), sendo a vacina liberada pelo Ministério da Saúde. Também esclarecemos que não há vacina para todos os tipos de meningite, por isso a necessidade de identificação”, completou a nota.  
A assessoria não informou em que hospital o pacidente esta internado, bem como não divulgou nome e idade do mesmo. 


Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário