sábado, 31 de agosto de 2013

TREM URBANO: ROSINHA RECEBE REPRESENTANTES DA FCA



Prefeita e representantes da Ferrovia Centro Atlântica trataram da cessão de trecho da Ferrovia Rio/Campos/Vitória
Rosinha recebe 3008Por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma equipe de representantes da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que tem sede em Belo Horizonte, esteve nesta sexta-feira (30) no gabinete da prefeita Rosinha Garotinho, para tratar da cessão de trecho da Ferrovia Rio/Campos/Vitória.
A cessão de um trecho de 15 quilômetros para a Prefeitura de Campos atende ao projeto apresentado pela prefeita ao Ministério dos Transportes, César Borges, com o objetivo de implantar o transporte de trem de passageiros entre o distrito de Ururaí, até o bairro Novo Mundo, com parada na cidade, junto da antiga Estação da Leopoldina.
- Tenho ido a Brasília na busca de entendimento para conseguir dois trechos desativados para viabilizar o trem de passageiros, porque Campos está crescendo muito. Nossa meta é desenvolver parcerias para implantar o trem para passageiros com a passagem a R$ 1,00, porque os grandes beneficiados serão os trabalhadores e os estudantes – disse a prefeita.
Participaram da reunião, o gerente Geral de Arrendamentos da FCA, Flávio Henriques Rodrigues; o supervisor de Operações, Antônio Eloisio Rezende; o gerente de Via Permanente, Eduardo Quadros; o Supervisor de Via Permanente, Adipe Cherene; e a equipe técnica da prefeita.
 Durante a reunião, a prefeita Rosinha Garotinho ligou para Brasília e colocou o deputado federal Paulo Feijó, egresso da RFFSA, em contato com Flávio Rodrigues, que tomou ciência do andamento dos entendimentos em Brasília sobre a entrega da ferrovia para o trem de passageiros, já que a ANTT determinou que a FCA devolva a Ferrovia Rio/Cachoeiro para a União.
Flávio ponderou que as solicitadas pela prefeita serão apresentadas à FCA em Belo Horizonte. “A Prefeitura de Campos faz o caminho certo em buscar entendimento. A devolução será definida conforme cronograma a ser estabelecido pela ANTT”, disse Flávio Henriques.
Na próxima semana a prefeita vai estar novamente com o Ministro dos Transportes, César Borges, e apresentar o resultado da reunião desta sexta-feira, já que os representantes da FCA disseram que vão verificar com a chefia, em Belo Horizonte, a possibilidade de fazer os reparos na via, mas alegaram que não têm vagões para passageiros nem a concessão para operar trem de passageiros.
O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Edilson Peixoto, ressalta que a prefeita Rosinha Garotinho continua trabalhando para viabilizar o projeto de modernização do transporte de passageiros em Campos. O trecho que será cedido pelo governo federal, através da ANTT, para que a Prefeitura possa implantar o trem de passageiros pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e está sob concessão da FCA, que desativou os trens há mais de cinco anos.
- Além do processo licitatório para o novo modelo do transporte coletivo, com novos ônibus e novas linhas, a prefeita tem buscado junto das autoridades, em Brasília, concessão de trechos da ferrovia, que não estão sendo utilizados pela FCA, para implantação do transporte de massa sobre trilhos – disse o secretário, levando em conta que as audiências da prefeita na ANTT e com o Ministro dos Transportes, César Augusto Rabello Borges, têm surtido efeito.
O traçado do trecho de ferrovia pretendido pela prefeita, para atender o projeto do trem de turismo, compreende um trecho de 5 quilômetros  da Estação até o Novo Mundo, no KM 317, e outro trecho sequencial, da Estação de Campos até o distrito de Ururaí, (KM 302), na antiga Estação da sede do distrito, distante 10 quilômetros no Centro da cidade.
Conforme entendimentos em Brasília, a prefeita solicitou que a FCA efetue os reparos necessários no trecho, bem como a cessão de locomotivas para tracionar o trem de passageiros, para ser utilizado no ramal mineiro, que liga Campos a São Fidélis.
A prefeita explicou que a proposta do trem de turismo para funcionamento nos finais de semana, compreende um trecho de 42 quilômetros de grande beleza natural, já que entre Campos e São Fidélis, a ferrovia tem o traçado entre o Rio Paraíba do Sul e a Serra do Mar, região de grande potencial turístico, com destaque para a região da Serra de Bela Joana. 24 horas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário