segunda-feira, 29 de julho de 2013

SUSPEITO DE QUEIMADA SÃO DETIDOS

Guarda Ambiental detém suspeitos de praticarem queimadas em Campos

Ao todo foram encontrados 15 preás mortas e um filhote de jiboia vivo
 Mauro de Souza

Ao todo foram encontrados 15 preás mortas e um filhote de jiboia vivo

Agentes do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) detiveram dois jovens com animais mortos, capturaram um filhote de jiboia e encontraram mais 13 preás mortas em um canavial do distrito de Tócos, na manhã e tarde deste domingo (28/07), em Campos.
A operação de repressão a queimadas e caça a animais silvestres começou desde sábado (27/07), mas nada foi apreendido no primeiro dia. 
Já neste domingo a primeira apreensão aconteceu por volta das 13h, quando os agentes faziam o percurso georeferêncial em Tócos e avistaram dois menores de bicicletas que fugiram ao perceber a viatura. 
Durante perseguição, os suspeitos deixaram para trás uma bicicleta Poti vermelha, 11 filhotes de preás mortas, pedaços de cana-de-açúcar, paus usados para matar os animas e uma jaqueta camuflada. Próximo ao local da apreensão, os agentes encontraram um filhote de jiboia de aproximadamente cinco meses com queimaduras na parte superior do couro.
A caminho da 134ª Delegacia Legal (Centro), os agentes foram acionados pelo Corpo de Bombeiros para verificar a existência de focos de incêndio em canaviais às margens da BR-356. Ao chegar ao local os guardas avistaram vários homens no meio do canavial, mas apenas dois foram detidos. Os suspeitos estavam cada um com uma preá morta na mão. Na rodovia duas preás também foram encontradas mortas por atropelamento.
Apenas neste final de semana 11 focos de queimadas foram registrados em Campos. 
Os homens, os animais e o material apreendido foram levados para a 134ª DL. Os suspeitos foram autuados por crime ambiental previsto na lei 9.605. O delegado vai apreciar em qual artigo eles serão enquadrados e o local para onde os animais mortos serão destinados.
O filhote de jiboia será levada para o núcleo de estudo e pesquisa de animais silvestres que funciona no hospital veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Quem souber ou presenciar algum tipo de crime ambiental pode acionar a Guarda Ambiental através dos telefones 153 e (22) 2726-6483.


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário