sexta-feira, 21 de junho de 2013

JUSTIÇA CONDENA 13 VEREADORES E CAMPOS

Justiça condena 13 vereadores de Campos por ofensas a Procurador

Reação de vereadores foi motivada por ação de improbidade do MPF
 Ururau/Arquivo

Reação de vereadores foi motivada por ação de improbidade do MPF

Após denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em Campos, a Justiça Federal condenou 13 vereadores do Município de Campos por atribuírem ao procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, em entrevistas a jornais, fatos ofensivos à sua reputação frente ao cargo que ocupa no MPF.
De acordo com a sentença (Processo nº 0002475-36.2009.4.02.5103), em 2008, o vereador Marcos Vieira Bacellar afirmou, em entrevista publicada num jornal local, que o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira agiu com abuso de autoridade ao propor ação de improbidade administrativa contra 17 vereadores do município de Campos. Na entrevista, os demais vereadores o apoiaram. A ação de improbidade foi ajuizada em momentos que antecederam a abertura da campanha eleitoral, à época.
Ainda em 2008, após representação dos Vereadores, a Corregedoria do MPF concluiu que o referido Procurador da República, com expressiva "demonstração de eficiência", atuou "dentro dos limites legais no cumprimento do dever institucional de seu cargo", ao propor a referida ação de improbidade contra os representantes da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ.
A Justiça Federal julgou procedente a denúncia do MPF, concluindo que os vereadores, cientes da falsidade das acusações, agiram sem o amparo de sua imunidade parlamentar.
"Membros do MPF não podem ser alvo de ataques desta natureza, em razão das investigações que realizam, as quais se dão no cumprimento de seu dever constitucional" afirma o procurador.
Além do cumprimento das penas, os condenados deverão pagar dias-multa.

Postado por: CLÍCIA CRUZ

Fonte: REDAÇÃO/MPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário