quinta-feira, 30 de maio de 2013

POPULAÇÃO DE CAMPOS NÃO ESTA PREOCUPADA COM A GRIPE A

Com 5 casos suspeitos, população não está preocupada com a Gripe A

Segundo psicólogo, a sociedade não acredita que um dia poderá ter a doença
 Vagner Basilio

Segundo psicólogo, a sociedade não acredita que um dia poderá ter a doença

Mesmo com cinco casos do vírus da Gripe A, sendo dois deles confirmados, a população de Campos ainda está despreocupada e parece não aderir aos cuidados na prevenção à doença. Nossa reportagem pesquisou em várias farmácias do município e a que mais vendeu álcool gel, teve saída de apenas nove frascos do produto durante todo o mês de maio.
O psicólogo Luiz Antônio Cosmelli, explicou que ultimamente as pessoas só se preocupam com sua rotina de trabalho e deixam de lado sua saúde.
“Estamos vendo ultimamente várias doenças que estão retornando e acredito que as pessoas de tanto ouvir, não acreditam que um dia isso poderá acontecer com elas, todas essas campanhas estão trazendo um efeito contrário”, explicou.
Cosmelli também ressaltou a negligência da sociedade. “Parece que essas doenças não fazem parte do universo da população, as pessoas hoje em dia só pensam no próximo feriado que está por vir e no dinheiro que vão ganhar, trabalhando cada vez mais. Não estamos acostumados a aprender com nossos erros passados, não temos essa preocupação”, ressaltou Cosmelli.
Segundo o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, os cinco casos notificados são tratados como casos suspeitos da doença. “Não podemos ficar despreocupados com o vírus H1N1, temos que levar a sério a prevenção, principalmente a higienização das mãos e a vacinação”, disse o diretor.
 Luiz José alerta que a vacinação contra a gripe, por enquanto é para crianças, idosos e gestantes, que são o grupo de risco que mais preocupa as autoridades de saúde do município, já que no grupo de casos suspeitos da doença, duas estão grávidas.
PREVENÇÃO
Para a população em geral, cuidados simples podem ajudar a evitar a doença. Para se prevenir, o Ministério da Saúde orienta que a população adote medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.  Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.
SINTOMAS DA GRIPE A
Os sintomas da gripe A são muito parecidos com os da gripe comum. Fique atento se tiver febre acima de 38ºC, tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, prostração, dificuldade respiratória e vômitos.
Evite tomar remédios por conta própria e procure um médico, de preferência, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas. O Influenza A/H1N1, que ficou conhecido no mundo inteiro como gripe suína, é transmitido de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados. 

LAILA NUNES - ESTAGIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário