quinta-feira, 14 de março de 2013

PLANO DIRETOR EM DISCUTIDO EM SÃO JOÃO JOÃO DA BARRA


População de SJB convocada para discutir o plano diretor em audiências

Arquiteto Jaime Lerner e a ex-prefeita Carla Machado estiveram presentes
 Paulo S. Pinheiro/Ururau

Arquiteto Jaime Lerner e a ex-prefeita Carla Machado estiveram presentes

A população de São João da Barra está sendo convocada a participar das discussões apresentando sugestões e propostas ao Plano Diretor, que teve audiências realizadas esta semana nos dias 11 e 12, e que a partir desta quarta-feira (13/03) passa a contar mais 15 dias de prazo para novas ideias. Os contatos poderão ser feitos através da Ouvidoria e da secretaria de Planejamento, ambas pelo telefone 2741.7878 ou ainda protocolar documento na própria Prefeitura.
Das audiências públicas no Açu e na sede, para apresentar à população a revisão do Plano Diretor do município surgiram propostas como destinar espaço que abrigue atividades culturais que movimentem grandes massas, criar uma ciclovia saindo de Barcelos a São João da Barra sobre o dique onde está a linha férrea e aumentar a área de afetação dos eixos destinados a serviços saltando de 100 para 300 metros de profundidade no eixo 1 e de 300 para 500 no eixo 2. Essas e as demais propostas agora serão encaminhadas ao poder Legislativo para apreciação e aprovação dos vereadores para em seguida ser sancionada pelo Prefeito Neco.
As audiências contaram com a presença de mais de 500 pessoas, além da comunidade e representantes de entidades, como Paulo Madureira – da Caixa Econômica Federal e Marcos Gomes da Emater. O prefeito José Amaro de Souza (Neco) e seu vice Alexandre Rosa, o vereador e presidente da Câmara Aloysio Siqueira,  Doralice Gonçalves - coordenadora da equipe técnica da prefeitura, Felipe Quintanilha - sub-secretário de Planejamento, Marcos Sá  - secretário de Meio Ambiente, Pedro Nilson - secretário de Agricultura e Luciano Aguiar – secretário de Planejamento e presidente da sessão formaram a mesa diretora.
A equipe técnica de Jaime Lerner, arquiteto renomado internacionalmente, ex- prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e responsável pela elaboração do Plano participou do evento apresentando e esclarecendo a revisão do Plano Diretor. Na sessão de terça, o próprio Jaime e a ex-prefeita Carla Machado, que foi quem pediu o projeto ao arquiteto, também estavam presentes.
“Estou ouvindo boatos de que a população está preocupada com desapropriações. Quero deixar claro que isso não acontecerá. As desapropriações ocorridas foram importantes para a criação do Distrito Industrial, mas isso acabou, podem se tranquilizar”, declarou o prefeito Neco.
Preservação da zona rural
Iniciada a sessão, Taco Rooda, consultor em projetos que envolvem aproveitamento hídrico e um dos colaboradores na criação da revisão do Plano, fez a apresentação da proposta. Após sua explanação foi aberta a oportunidade de questionamentos dos presentes e muitas dúvidas foram levantadas.
O Plano Diretor define áreas agrícolas, industriais, comerciais e residenciais, destaca o centro histórico do município e dá grande ordenamento à área de transportes, inovando com uma proposta de malha hidroviária, num canal extenso que liga a sede do município ao Açu. 
Considerada um sucesso pelos organizadores, as Audiências Públicas marcam um momento de grande importância para o município, que passa por uma série de transformações devido à instalação do Superporto do Açu. Para o prefeito Neco, o melhor foi a aprovação popular.
“Fiquei muito satisfeito em ver que o povo de São João da Barra esteve presente e participou com suas dúvidas e sugestões. Nosso trabalho é sempre em prol da população e ter a aprovação do povo é a melhor resposta que eu poderia receber”, finalizou.

REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário