terça-feira, 26 de março de 2013

CACHORRO DO MATO ENCONTRADO EM QUINTAL


Leitor flagra cachorro do mato em seu quintal




 Ronaldo Ramos, morador em Alegria dos Anjos. Ele conta o aparecimento de uma espécie de cachorro do mato em sua localidade. A princípio Ronaldo não sabia qual era o animal que aparecera em seu quintal. Após trocar e-mail com Amanda Carneiro de Oliveira, técnica florestal da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, tomou conhecimento que se tratava de um cachorro do mato. No e-mail Ronaldo conta os detalhes dessa surpresa e mostra as imagens do animal.

Bom dia caríssimos,

Nos últimos dias tem ocorrido a presença de uma espécie de cachorro do mato aqui em Alegria dos Anjos, sendo que já foram encontrados dois deles mortos dentro de poços em duas casas da localidade. Na noite da sexta-feira (15), um destes animais conseguiu entrar aqui no quintal de minha casa. Minha esposa estava em casa sozinha, mas conseguiu fotografá-lo tentando sair. Segundo ela, o animal estava muito assustado, já que os meus cães, que estavam em outra parte do quintal, tentavam a todo custo romper a tela para atacá-lo. Mas enfim, ela conseguiu abrir o portão que dá para a rua e o bicho fugiu.

Sem saber direito de qual animal se tratava, enviamos as fotos para o pessoal da Reserva Ecológica de Guaxindiba (Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba - EEEG). Segue abaixo o e-mail que nos retornaram:

As fotos são incríveis! Na verdade esse animal é o cachorro-do-mato!
Família: Canidae
Gênero: Cerdocyon
Nome Científico/Espécie: Cerdocyon thous
Nome popular: Cachorro-do-mato

Este animal consta na lista de espécies de fauna da EEEG, acredito que ele seja de algum outro fragmento florestal mais próximo de Alegria dos Anjos, pois a EEEG está um pouco distante de Alegria. Por conta da antropização e áreas cada vez menos florestadas, este animal está se adaptando a ficar próximo a canaviais e propriedades. Provavelmente ele estava atrás de comida, lixo e galinheiro.

Cuidados! Lixo na área de fora da casa, acaba atraindo não só esta espécie como outros animais. Fique tranquila, pois é um animal assustado e acaba fugindo, ele não ataca. Se por ventura aparecer algum cachorro-do-mato morto, por favor entre em contato com a gente, para recolhermos.

Qualquer dúvida ou ajuda estamos a disposição.

Att,

Amanda Carneiro de Oliveira
Tec. Florestal EEEG”

Aproveito para agradecer ao pessoal da EEEG pela pronta atenção dispensada.

Em anexo as fotos. Caso queiram publicar, fiquem a vontade.

Cordialmente,

Ronaldo Ramos.

Agradecemos ao Ronaldo pelo e-mail. A esposa do analista de sistemas não conseguiu fotografar o animal de frente, mas o blog recorreu a imagens da internet:Fonte Paulo Noel 



Nenhum comentário:

Postar um comentário