sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

OBRAS DA PONTE:ESTRUTURA IMPLANTADA HÁ CERCA DE 27 ANOS NÃO SERA APROVEITADO

Os pilares do projeto da antiga ponte que começou a ser construído no Rio Paraíba entre SJB e SFI, há cerca de 27 anos,  obra indicada pelo então Deputado Federal Alair Ferreira (Arena ) não serão aproveitados. Uma nova ponte, mas estreita, será construída. Mas o que importa mesmo é que pelo visto , finalmente esta obra vai ser construída. Vamos aguardar. 


14/02/2013 - AVISO

A Assessoria de Licitações torna público que fará realizar as licitações abaixo especificadas:

PROCESSO Nº E-17/205.762/2012
REF: CONCORRÊNCIA ALC Nº 01/2013
TIPO:  Menor  Preço
OBJETO: “Obras de construção de Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, com um comprimento de 1.344,30 metros e 16,20 metros de largura, situada no Município de São João da Barra”.
ORÇAMENTO OFICIAL: R$ 124.113.316,08
PRAZO: 360 dias corridos
DATA DA LICITAÇÃO: 25/03/2013 às 14:30 hora
LICITAÇÃO DA  PONTE SJB-SFI FOI PUBLICADA HOJE NO DÍARIO OFICIAL DO ESTADO

(Do Blog do Roberto Moraes) O aguardado edital de licitação para a construção da ponte SJB-SFI sobre o Rio Paraíba do Sul foi publicado no Diário Oficial do Estado (como o blog previu em nota aqui em novembro passado), pela Secretaria Estadual de Obras e data de abertura prevista para 25 de março próximo, portanto daqui a pouco mais de um mês.

Pelo novo projeto a ponte terá 1,3 quilômetro de extensão por 16,2 metros de largura O custo estimado do projeto é de R$ 124 milhões e um prazo de execução de um ano (ou 360 dias corridos). Os recursos para a obra o estado já possui e forma obtidos em empréstimo contraído pelo governo estadual, numa triangulação entre Pacto Andino e Banco do Brasil.

A estrutura desta ponte é menor do que a anterior intitulada de João Figueiredo, um projeto do início da década de 80. O novo projeto da ponte SJB-SFI prevê a revitalização de toda rodovia RJ 194,  que liga Campos a SFI, da Usina São João a Gargaú.

Por ele, uma das cabeceiras no município de SJB ficará junto à BR-356 (Campos-São João da Barra), próximo ao trevo de Caetá que leva ao Porto do Açu e a outra, no município de SFI, ficará na localidade de Campo Novo.

Talvez, seja um exagero, mas há quem chame a nova ponte do Arco Rodoviário do Norte-Noroeste Fluminense (vide aqui), porque na verdade ela liga mais as pontas do Norte Fluminense e também à região do Lagos e ao litoral capixaba e não ao Noroeste.

Evidentemente, que ela beneficia mais a população de Campos, SJB e SFI, porque facilita o fluxo de pessoas e materiais, mas, traz enormes facilidades logísticas ao Complexo do Açu, para chegada e escoamento de cargas do porto, pela via rodoviária.

Veja abaixo o edital retirado do DOE desta quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013:

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