quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TRINTAS CASAS DE SHOW SÃO IMPRÓPRIAS PARA FUNCIONAR

Trinta casas de shows são consideradas impróprias para funcionamento

Dados foram apresentados pelo Corpo de Bombeiros em reunião na Câmara
Mauro de Souza

Dados foram apresentados pelo Corpo de Bombeiros em reunião na Câmara

Dois dias após a tragédia que matou 235 pessoas em boate na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, autoridades do município de Campos se reuniram, no final da tarde desta terça-feira (29/01), em uma comissão instituída para fiscalizar e garantir a segurança nas casas de show da cidade. Cerca de 30 estabelecimentos do Norte Fluminense foram identificados e apresentados pelo Corpo de Bombeiros Militar como impróprias para funcionamento. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Campos.
Estiveram presentes o Promotor Público Estadual Marcelo Lessa, o presidente da Câmara Édson Batista, o presidente da Comissão, o vereador Fábio Ribeiro, o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto, o chefe de Fiscalização e Postura Ribamar Lima e vereadores, que compõem a comissão Alexandre Tadeu e Thiago Virgílio, Gil Viana, Paulo César Genásio e Aloncimar Pessanha.
“Nós tivemos uma iniciativa de instaurar inquérito civil público com o objetivo de levantar e adequar esse tipo de estabelecimento, e coincidentemente a Câmara teve a mesma iniciativa de reunir um grupo de trabalho a fim de que se evite a mesma tragédia ocorrida em Santa Maria. O que discutimos e deliberamos hoje é que assim que fizermos o levantamento que leve ao arrepio das leis de segurança, que esteja sem o alvará do município e autorização do Corpo de Bombeiros, que seja fechada imediatamente”, disse o promotor público Marcelo Lessa.
Segundo o vereador e presidente da Comissão Fábio Ribeiro, cerca de 30 casas de show não estão aptas para funcionamento. Levantamento prévio, feito pelo Corpo de Bombeiros, aponta que existem em Campos 57 casas de shows noturnas, dentre elas 19 estão com pendência de documentação e 13 serão fiscalizadas imediatamente. Essas casas foram divulgadas pelo vereador Alexandre Tadeu em rede social: Lord Pub, Apaloosa, Arena Mix, Absolut, Oca do Samba, Big Fild, Stillus, Playman, Beach Club, Havana, Canto do Meio, Bola da Vez e Piccadilly.
“Hoje nessa primeira reunião, traçamos ações de médio prazo para não só darmos respostas a população, mas ações de revisão e medidas educativas também serão adotadas como forma de prevenir acontecimentos trágicos. Deixando claro que não somos contra o entretenimento, pelo contrário, ele gera emprego, é bom para economia, mas deve ser feito com segurança. A prefeita Rosinha Garotinho disponibilizou revisão dos próprios documentos de inscrição na Prefeitura, um deles de Postura, para garantir a ordem pública e que não aconteça em nossa região o que ocorreu em Santa Maria”, disse o presidente.
Segundo o presidente da Câmara, Édson Batista, uma nova reunião deve acontecer até a próxima semana com os proprietários de casas de shows a fim de estabelecer um diálogo direto e divulgar o que foi acordado em comissão.
“As casas de shows que foram levantadas sem o cumprimento de normas pertinentes para funcionamento conforme previstas na legislação, serão alvos da fiscalização imediata. Estão sendo discutida a parceria entre a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e o órgão de Postura, a fim de se adotar medidas interativas”, disse o presidente.


Virna Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário