sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SÃOFRANCISCO DEITABAPOANA COMEMORA 18 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

São Francisco de Itabapoana comemora 18 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira



São Francisco de Itabapoana comemora na próxima sexta-feira, dia 18 de janeiro, 18 de emancipação político-administrativa. A data será marcada por uma solenidade oficial, às 8h, na sede da prefeitura com hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional.

 O evento terá a presença do prefeito Pedrinho Cherene e demais autoridades. O convite é extensivo a toda população. Às 11 horas, está marcada uma missa em ação de graças na Paróquia do Padroeiro São Francisco de Paula, celebrada pelo padre Lucas. À noite, outro evento religioso, desta vez um culto na Primeira Igreja Batista de São Francisco de Itabapoana, às 19h30, ministrado pelo pastor Ademir Ramos da Cruz. Emancipado por meio de um decreto assinado pelo então governador Marcelo Alencar no dia 18 de janeiro de 1995, o hoje município de São Francisco de Itabapoana representava, até então, toda a margem esquerda do Rio Paraíba do Sul do município de São João da Barra. 

Com 1.122 quilômetros quadrados de território em uma população de aproximadamente 42 mil habitantes, segundo dados do IBGE, a base de sua economia está no turismo, na pesca e na agricultura, sendo o maior produtor de abacaxi do estado do Rio de Janeiro e com grande potencial também em culturas como maracujá, cana-de-açúcar e mandioca. Dono do maior litoral da região norte do Estado, com mais de 40 quilômetros de extensão, o município costuma atrair para suas diferentes praias turistas da região e de outros estados da federação, com destaque para Minas Gerais.

Entre os pontos mais procurados do litoral estão Gargaú, Santa Clara, Sonho, Sossego, Guaxindiba, Manguinhos, Lagoa Doce e Barra do Itabapoana. Ao completar 18 anos, São Francisco vive uma nova fase do ponto de vista político e administrativo, com a posse, no dia primeiro de janeiro, do médico Pedrinho Cherene. 

Ele assume o mandato com o desafio de reorganizar o município que nos últimos anos passou por um período de instabilidade política relacionada a denúncias de corrupção, prisão e cassação de prefeito e uma evidente ineficiência em termos administrativos que deixa como herança uma série de problemas em termos de saúde pública, infraestrutura, sucateamento da frota, entre outros.


 – Encaro essa missão de governar São Francisco ciente de todos os problemas a serem enfrentados, mas com determinação suficiente para reverter esse quadro e devolver a cada um dos nossos munícipes a autoestima que foi se perdendo ao longo desses quatro anos de estagnação. Nosso município está parabéns e é necessário que o povo celebre essa data com entusiasmo, já focado nas mudanças que virão – declarou o prefeito. (Ascom SFI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário