terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CAMPOS PODE TER NOVA EPIDEMIA DE DENGUE

Campos pode ter nova epidemia de dengue a partir de Fevereiro

Sorotipo 4 da doença está presente em 20 bairros do município
Mauro de souza

Sorotipo 4 da doença está presente em 20 bairros do município

As altas temperaturas e as possíveis chuvas de verão preocupam e podem acelerar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Em todo estado há o risco de epidemia da doença, tendo em vista a entrada do sorotipo 4 no país em 2011.
De acordo com o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD) em Campos, Luiz José de Souza, nos ultimos três meses foram registrados 90 casos da doença. Em mais de 20 bairros do município o sorotipo 4 já está presente.

“Estamos trabalhando para enfrentar uma epidemia, até porque existe uma previsão de muita chuva e com este calor os focos se multiplicam", diz.
A doença deve começar a se manifestar após o carnaval, e todas as pessoas independentes da idade estão vulneráveis.
“O sorotipo 4 se espalha muito rápido. Se a chuva vier com este calor que está fazendo vai ser difícil não ter uma epidemia. Por isso nos estamos trabalhando para anteder a população”, explica.
Segundo Luiz José, o CRD vai passar por uma reforma no início de janeiro, onde irão ser construídas uma sala de hidratação e mais um consultório.
“Além da obra, todos os profissionais dos postos de atendimento vão passar por treinamento, o que vai ajudar a diagnosticar de forma precoce a doença e assim amenizar o sofrimento do paciente”, conta.

Luiz José ressalta ainda que o Centro de Referência da Dengue esta preparado pra atender a população. Em 2012 Campos registrou quase mil casos da doença, mas não houve óbitos.
O diretor do Centro acrescenta também que a prevenção ainda é o melhor remédio, mas caso o paciente apresente os sintomas, deve procurar um médico.
“Se a suspeita for confirmada, o paciente deve se encaminhar para o CRD para receber o tratamento. A hidratação é fundamental no tratamento da doença, em todos os caos. Pode ser com o soro caseiro via oral e nos casos mais graves pela veia” concluiu.
CASOS DIMINUIRAM EM 2012: No primeiro semestre de 2011 foram 2.779 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, já no mesmo período de 2012, este número chegou a 421 pessoas. Já no segundo semestre de 2011, os números de casos confirmados chegou a 799 pessoas; em 2012, este número caiu para 390. 
SINTOMAS DA DENGUE:Febre, dor de cabeça, dor e manchas vermelhas pelo corpo, além da falta de apetite, vômito e dor em cima dos olhos.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário