segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ANO NOVO VIDA NOVA PARA 2013


Ano Novo, vida nova! E você já fez planos e promessas para 2013?

Reprodução
Fim do ano é época de fazer um balanço das experiências

mais
 menosFim do ano é época de fazer um balanço das experiências
Ano Novo, vida nova! Muitas pessoas passam o réveillon renovando as energias e expectativas para o novo ano que vai se iniciar. E você também tem o hábito de fazer promessas para o futuro?

Para o psicólogo Luiz Antonio Cosmelli, as pessoas devem aproveitar esse período para reavaliar tudo que foi vivido no ano que passou. Muitos acreditam que o fim do ano é o fim de um ciclo e ao mesmo tempo o renascimento de um novo ciclo que vai começar. É preciso reavaliar o que foi feito, avaliar a vida, a relação com outras pessoas e com a família.

“É um momento difícil em que tudo pesa. O que deu certo ou não, os projetos que foram concluídos e o que gostaria de concluir. Infelizmente o pensamento de muitas pessoas esta ligado ao consumo, passando pelo ter ou não comprado um carro, o celular, a casa. Coisas que as vezes não dependem exclusivamente delas. Não devemos pensar no que não conseguimos e sim como você gostaria de ser afetivamente, ser mais tolerante e uma pessoa melhor”, disse.

Cosmelli ressalta que as promessas não devem ser coisas impossíveis e sim coisas mais fáceis de alcançar.

“Existe uma frase que diz ‘Não prometa aquilo que você não pode cumprir’, e isso é verdade, pois se não conseguir o que tanto almejava acaba causando angustia e decepção. Estamos muito exigentes com nós mesmos. Então se for prometer algo, faça promessas leves como cuidar mais da saúde, amar mais as pessoas, para que no final do ano que vem não se sinta um fracassado. Às vezes a felicidade não esta nas grandes coisas”, ressaltou.

Começar o ano com pensamentos positivos é fundamental. “Os pensamentos positivos estão ligados a resgatar a parte saudável, psicológica e afetiva da sua vida. Você pode olhar e perceber que existem muitas coisas boas. Acho muito legal esses rituais de passar a virada com roupa branca, jogar flores no mar, abraçar uns aos outros, essa é uma forma de reconstruir. E  o mais importante é esta ao lado de pessoas que nós gostamos e essa é a base para viver de forma saudável. Se você não puder estar ao lado de quem ama mande uma mensagem ou faça uma ligação”, finalizou.

PROMESSAS
A estudante de engenharia mecânica, Julieth Zanelato, passou a virada deste ano com roupa branca e preta, e disse que 2012 foi um ano de muitas mudanças.

“Este ano foi tranquilo. No meu ponto de vista eu tive uma grande evolução. Eu não prometi nada, eu fiz! Um exemplo foi melhorar meu desempenho nos estudos e ser mais independente”, comentou.

A estudante não se diz supersticiosa, mas faz planos para o novo ano que vai começar. “Vou me empenhar bastante na faculdade e espero conseguir um estágio na minha área”, informou.

O jornalista João Phellipe Soares fez um balanço positivo de sua vida no ano que passou. “O meu ano foi calmo durante o primeiro semestre, já no segundo bem agitado. Passei por algumas mudanças no trabalho, me mudei de cidade duas vezes em menos de um mês e ainda estou me adaptando. Outra coisa que me marcou foi à sensação de ter Deus mais perto de mim o tempo todo”, disse.

Sobre promessas e expectativas, o jornalista comentou que não tem o hábito de ter esse tipo de pensamento no novo ano que se inicia.

“Não costumo fazer promessas porque a vida nos pega de surpresa e isso pode acabar provocando uma frustração. Para o próximo ano eu espero apenas ter saúde para contornar as dificuldades da vida, e ser mais feliz do que já sou”, frisou.

Independentemente de fazer promessas ou não e criar expectativas, o importante é passar o réveillon ao lado das pessoas que você mais ama e renovar os pensamentos positivos.

A equipe do Site Ururau deseja a você internauta um feliz e renovado 2013!

Dorlany Del Esposti

Nenhum comentário:

Postar um comentário