quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VENTO FORTE TRAZ DESTRUIÇÃO PARA CAMPOS


Vento forte deixa rastro de destruição em vários pontos de Campos

Leonardo Berenger / Mauro de Souza / Vagner Basilio - Estagiário
Casas destelhadas, árvores e outdoor arrancados durante ventania

mais
 menosCasas destelhadas, árvores e outdoor arrancados durante ventania
O vento forte que atingiu Campos na tarde desta quarta-feira (31/10) deixou um rastro de devastação em alguns pontos da cidade. Casas destelhadas, árvores e outdoors arrancados, fios de alta tensão partidos e carros incendiados foram alguns casos registrados na área central e no subdistrito de Guarus. 
Nas casas do Conjunto Habitacional do Parque Cidade Luz, pelo menos cinco residências tiveram o telhado parcialmente arrancados. Já nos locais onde ainda estão em obras, vários tapumes foram levados pelo força do vento. Em frente ao Colégio Antônio Sarlo, mais conhecido como Colégio Agrícola, uma árvore foi arrancada com raiz e tudo.
“Por volta das 14h começou ventando e foi só aumentando. Teve um momento em que o vento aumentou muito e começou a destelhar as casas e logo em seguida uma chuva fina começou a cair”, relatou a moradora Cassiana de Oliveira dos Santos.
A Defesa Civil Municipal esteve no local. Segundo o técnico em edificações, Orlando Luiz Pavone Batista, os moradores já estavam colocando as telhas no lugar. No caso de telhas quebradas, os moradores deveriam fazer um ofício e encaminhar para a empresa responsável pela obra para que pudesse analisar a possibilidade de fazer o fornecimento.
Também aconteceu destelhamento parcial de casas no Conjunto Habitacional do Novo Eldorado. O procedimento adotado pela Defesa Civil foi o mesmo.
Já na BR-356, os Bombeiros foram acionados para retirar da rodovia galhos de árvores que ficam a margem da pista e que foram arrancados pelo vento.
FALTA DE ÁGUA - Ainda segundo a moradora Cassiana, do Conjunto do Parque Cidade Luz, no próximo dia 10 de novembro faz um ano que eles se mudaram para o local, e desde então nunca tomaram banho de chuveiro, pois a água não chega até as caixas. “A água não tem força para chegar até as caixas, mas, a conta chega todo mês”, reclamou. A assessoria da Águas do Paraíba informou que o problema trata-se de furto e desperdício de água, que vem prejudicar toda a vizinhança.
ESTRUTURA DE PEDREIRA TAMBÉM FOI DESTRUÍDA PELO VENTO FORTE A estrutura de eternite de uma marmoaria localizada na Avenida Presidente Vargas, no bairro Pecuária, também sofreu com os fortes ventos. Na hora do desabamento, 10 trabalhadores estavam no local, além de um caminhão de onde descarregavam pedras no momento.
Segundo a dona da pedreira, Daiane Sepúlveda, que estava no escritório na hora da destruição, o susto foi muito grande.
“Na hora pensei que fossemos morrer, mas graças à Deus nenhum de nossos funcionários se feriu. Agora é tentarrecuperar o prejuízo que tivemos”, diz a proprietária ainda muito assustada.  
Com a força do vento, a maior parte do telhado desabou. O caminhão que descarregava as pedras foi o que sustentou o resto da estrutura do estabelecimento.
Ao lado da marmoaria, no Conjunto de apartamentos, parte do telhado de um dos blocos foi arrancado.
De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, Major Edison Pessanha, o cuidado é a melhor prevenção nessas horas.
OUTDOORS ATINGEM CARROSOito carros foram danificados, quando outdoors caíram devido ao vento, na Rua Rocha Leão com a Avenida Alberto Torres, em Campos. Segundo o dono de um dos carros, Paulo Roberto Corrêa, de 33 anos, ele estava dentro do veículo no momento em que as placas caíram e foi um grande susto.
“Estava esperando o chaveiro e resolvi estacionar, quando as placas começaram a cair nos carros e fizeram esse estrago”, diz o motorista.
O carro do Paulo, um Del Rey, teve o vidro traseiro e o retrovisor quebrado e todo o lado direito do carro amassado.
No mesmo local do acidente, vários sinais de trânsito estavam sem funcionar. Segundo o motorista, Antonio Cordeiro, 41 anos, alertou para a necessidade de maior atenção. “Esses sinais com defeito é um grande perigo, principalmente nessas avenidas de grande transição. É preciso ainda mais cautela dos motoristas”, disse o motorista.
O técnico em meteorologia, Carlos Augusto Souto de Almeida, disse que o que aconteceu foi uma junção de baixa pressão atmosférica, alta temperatura e alta umidade do ar. Isso forma o cumulonius, que é popularmente conhecido como nuvem de trovoada. 
“Não podemos confirmar se foi um tornado, vendaval ou uma simples ventania, pois para isso seria preciso fazer uma avaliação nos locais e ver a forma de destruição deixada”, disse Carlos.
EM FURNAS, FIO DE ALTA TENSÃO CAIU E INCENDIOU DOIS VEÍCULOS
O vento causou problemas também em Furnas, onde raios atingiram um fio de alta tensão que se rompeu e atingiu dois carros de funcionários que estavam no pátio. Os veículos pegaram fogo. As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
A Ampla informa que um vendaval na tarde desta quarta-feira (31/10) provocou a ruptura de um para-raio de uma das linhas de transmissão e de um transformador da subestação de Furnas em Campos dos Goycatazes, ocasionando queda no nível de tensão de energia elétrica no Norte, Noroeste e Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O problema já foi resolvido e o abastecimento, normalizado.
No bairro do Fundão, na Rua Nazário Pereira Gomes, um outdoor caiu com a força do vento. Já no Parque Rodoviário, o toldo da entrada do estacionamento do Shopping Boulevard foi arrancado pelo vento e caiu sobre um carro que ficou danificado.
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário