sábado, 3 de novembro de 2012

PROVAS DO ENEM COMEÇARAM A SER APLICADAS


Fique atento!!! Provas do Enem começam a ser aplicadas neste sábado

Reprodução
Início será às 13h e os candidatos devem chegar com antencedência

mais
 menosInício será às 13h e os candidatos devem chegar com antencedência
A edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizada neste sábado (03/11) e domingo (04/11) terá número recorde de participantes. São 5.790.989 que confirmaram sua inscrição. No Estado do Rio de Janeiro foram 408.902 inscritos. As provas terão início às 13h, e os portões serão abertos uma hora antes, sendo fechados no horário previsto no edital. A recomendação é para que os candidatos cheguem com antecedência.
No primeiro dia de provas, os participantes terão quatro horas e meia para responder às 45 questões de ciências humanas e 45 sobre ciências da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática, com 45 questões e 45 de linguagens (português / inglês ou espanhol), além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração.
O candidato que quiser levar o caderno de questões deverá permanecer por pelo menos quatro horas na sala, ou seja, só poderá sair faltando 30 minutos. Já aqueles mais rápidos só poderão entregar o gabarito duas horas depois do início.
A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro no sitewww.inep.gov.br/enem, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro, no site sistemasenem2.inep.gov.br com o número de inscrição e senha ou CPF e senha.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) começou a enviar no dia 10 de outubro os cartões de confirmação do Enem para a residência dos participantes. Para os que não receberam, devem acessar  pela internet a consulta aos locais de prova para saber onde fará o exame, horário de aplicação e outras informações importantes.
É recomendável que o estudante apresente o cartão de confirmação no dia da prova. Por isso, caso o candidato não tenha recebido o seu cartão até a véspera da prova, deve imprimir o documento também no site do Inep. Em caso de dificuldade, o participante pode entrar em contato com o instituto pelo telefone 0800 61 61 61.
O documento contém o número de inscrição do candidato, data, hora e local de realização das provas, além da opção de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol). Se o aluno solicitou algum tipo de atendimento especial, essa indicação também estará no cartão.
INSTITUIÇÕES PÚBLICAS QUE ADERIRAM O ENEM EM 2012
Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.
Veja abaixo a lista de quais instituições de ensino superior públicas no Rio de Janeiro aderiram ao Enem em 2012, e qual a forma de ingresso que elas usarão.
IF Fluminense - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - utiliza o Sisu para o preenchimento de 50% de suas vagas
IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - utiliza o Sisu para a seleção dos estudantes
UFF - Universidade Federal Fluminense - utiliza o Sisu oara a seleção do estudantes
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - utiliza o Sisu para o preenchimento de 90% de suas vagas e o Enem como parte da nota de parte dos cursos
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - utiliza o Sisu para a seleção dos estudantes
Unirio - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - utiliza o Sisu para a seleção dos estudantes.
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário