quarta-feira, 7 de novembro de 2012

GOVERNO PODE EXIGIR USO DE SIMULADOR

Governo pode exigir uso de simulador na formação de motociclistas

Mauro de Souza/ Carlos Grevi/ Leonardo Berenger
Em Campos, secretaria de Saúde lança campanha preventiva
Em Campos, secretaria de Saúde lança campanha preventiva
mais menos
Visando diminuir os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas em todo o país, o Governo, através do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), já estuda algumas alterações dos cursos de formação de condutores. Também pode haver obrigatoriedade do uso de simulador de direção para veículos de duas rodas, já no final do próximo ano.

Esta semana o secretário municipal de Saúde, Geraldo Venâncio, disse que a secretaria de Saúde irá se unir a outros órgãos municipais e segmentos da sociedade para iniciar uma campanha de prevenção a acidentes com motocicletas. O secretário alertou que os dados são preocupantes, a ponto de tornar os casos uma questão de saúde pública, se considerados os elevados índices de atendimentos emergenciais e de óbitos das vítimas desse tipo de acidente em Campos.

Segundo Venâncio, observando dados do Hospital Ferreira Machado (HFM), em 2012, em comparação ao ano passado, houve um aumento de quase 37% no atendimento a vítimas de acidentes com motos. Em 2011, foram 2.346 atendimentos e, este ano, com uma média de 9 atendimentos/dia, o HFM deverá atender a mais de 3.200 pessoas acidentadas com motocicletas.


“O mais grave é que, se aplicarmos em Campos o índice nacional de que 40% dos acidentados morrem no local, antes mesmo da chegada do socorro, teremos um registro de mais de 1.200 óbitos provocados por acidentes com motocicletas em Campos", acrescentou o secretário.

A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, órgão pertencente a Denatran, Cristina Hoffmann, acredita que a falta de conscientização dos condutores é um dos fatores que contribuem para a elevação do índice de acidentes envolvendo motociclistas. Nesta segunda-feira (05/11), o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat) divulgou que 69% das indenizações pagas entre janeiro e setembro foram destinadas a acidentes envolvendo motocicletas.

Segundo a dirigente as campanhas promovidas pelo governo são iniciativas importantes, mas alerta que é preciso o envolvimento de toda a sociedade para a solução do problema. “É necessário que cada um pense sobre seu comportamento no trânsito. O condutor tanto de carro quanto de moto tem que entender que é responsável pelos seus atos”.



“O primeiro passo do governo para tentar reduzir os acidentes foi a regularização da profissão de mototáxi e motofrete”, contou a coordenadora. Com a medida que regulamenta a profissão, motociclistas têm que participar de curso de capacitação de 30 horas, que inclui gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, transporte de pessoas e transporte de cargas.

Redação/ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário