terça-feira, 16 de outubro de 2012

POLICIA EXECUTA REINTEGRAÇÃO DE POSSE


Polícia executa reintegração de posse na área da Lagoa de Iquipari

Fotos: Carlos Grevi
Área de Preservação Ambiental fica nas terras do Grupo Othon, em SJB

mais
 menosÁrea de Preservação Ambiental fica nas terras do Grupo Othon, em SJB
A Polícia Militar está executando na manhã desta terça-feira (16/10), em São João da Barra, uma ação de reintegração de posse, na área da Lagoa de Iquipari, em Grussaí.

Segundo o subcomandante do 8º BPM, Major João Carlos, a ação foi impetrada pelo Grupo Othon, proprietário das terras.
Ainda segundo o Major, 120 homens da PM foram mobilizados para a ação, que reúne policiais do 36º BPM, 32º BPM, 29º BPM, além do 8º BPM.
Segundo a PM, mais de 100 famílias já ocupam a área de preservação, sendo com construções de alvenaria ou barracos. A vegetação em muitos pontos foi derrubada e em outros, queimada. No meio da mata nativa é possível ver diversas árvores cortadas, algumas a motosserra, além dos pontos visivelmente demarcados pelos ocupantes da área.
A ordem da justiça é para que as famílias que residem no local sejam retiradas e as casas demolidas, assim como também acontecerá com as construções que ainda não estão ocupadas. Segundo o advogado do Grupo Othon, Jorge Mesquita, os proprietários detectaram a invasão em julho e desde então os advogados entraram com a ação para retirada das famílias.
Dois oficiais de justiça estão na área de preservação, cumprindo a reintegração de posse. Segundo os invasores 300 pessoas ocupam a área, a partir de um cadastro feito por eles mesmo. Cacilda da Silva de 37 anos mora em uma casa de apenas um cômodo com o marido, irmão e três filhos. “Meu marido está desempregado e não tinha como pagar aluguel, por isso viemos para área há 3 meses”, disse a invasora. Jodiléia Almeida de Souza de 45 anos, conta que trabalhou na Usina Barcelos durante 4 anos e não recebeu os direitos trabalhistas. Como ficou sem emprego, acabou também vindo morar na área.
Segundo a oficial de justiça Mariane Gomes de Lacerda Almeida, os invasores estão assinando uma citação e eles têm prazo de 15 dias para recorrer a decisão. O grupo Othon dono da área disponibilizou máquinas e caminhões para a mudança. “Aquele que não tiver onde deixar móveis, a mobília será levada para o depósito público em São João da Barra”, explicou a oficial. 
 A determinação de reintegração de posse, foi do juiz da 2ª Vara, Leandro Loyola, com base em uma ação do grupo Othon Empreendimentos Hoteleiros S/A.




Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário