quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ÓLEO DISSEL E ESGOTO LANÇADO AO RIO PARAÍBA DO SUL EM CAMPOS


Óleo diesel e esgoto in natura lançados irregularmente no Rio Paraíba

Fotos: Reprodução
Motorista de caminhão limpa fossa foi detido por crime ambiental

mais
 menosMotorista de caminhão limpa fossa foi detido por crime ambiental
Uma denuncia de que um caminhão, que presta serviços para limpeza de fossa séptica e de óleo de retífica de motores, estaria, a quase quatro meses, fazendo despejo irregular de esgoto e óleo diesel in natura, às margens do rio Paraíba do Sul, nas proximidades do Parque Aldeia, em Guarus, levaram os agentes do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Campos, a deterem em flagrante um homem no início da tarde desta quinta-feira (25/10). 
Segundo um dos guardas que participou da operação, Eduardo Teixeira Neto, agentes já investigavam esse tipo de infração há meses. De acordo com ele, o local, constantemente, é alvo de todos os tipos de dejetos: óleo, fezes; animais mortos; restos de alimentos, dentre outros poluentes.
“Nem a empresa, nem o motorista do caminhão tinham licença ambiental para estar captando esses resíduos às margens da Área de Preservação Permanente do Rio Paraíba (APP). A gente já vinha acompanhando essa e outras situações, mas, é a primeira vez que conseguimos pegar, em flagrante, o infrator”, revelou Eduardo.
ndo o agente, o grupamento, constantemente, realiza patrulhamento naquela área, por conta das inúmeras denúncias anônimas de crimes ambientais naquele trecho. “As denúncias são essenciais para agilizar nosso trabalho, pois não podemos estar em todos os lugares a todo o momento. Nessa ocorrência, como já haviam várias informações dando conta dos despejos, ficamos de campana a fim de esperar o infrator, e assim efetuar a prisão em flagrante”, contou.
O comandante Geral do Grupamento Ambiental, Márcio Barbosa, comentou que desde 2010, de acordo com a Política de Resíduos Sólidos da Lei 12.305, proíbe qualquer despejo a céu aberto de resíduos sem licença ambiental em mares, rios, lagos, entre outros recursos naturais.
“Esse é um crime de menor potencial ofensivo. Porém, tem o agravante pelo fato dos envolvidos não terem licença ambiental emitido pelo órgão responsável para tal, o Instituto Estaduial do Ambiente (Inea)”, afirmou o comandante. 
O motorista, juntamente com o caminhão foram levados para a 146ª Delegacia Legal (Guarus) onde o caso foi registrado.    

                                           
Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário