segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FLUMINENSE ABRE 6 PONTOS NA LIDERANÇA


Flu abre maior vantagem na ponta desde 2008 e surpreende até Abel

Grêmio foi último time a abrir seis pontos na liderança, há quatro anos. Para técnico tricolor, Flu aproveitou momento de instabilidade do Atlético-MG

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
Líder isolado, maior número de vitórias, menor número de derrotas, melhor ataque, melhor defesa, artilheiro... A campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro até agora é impressionante. A cada vitória, os comandados do técnico Abel Braga  superam marcas importantes e se mostram fortes na briga pelo tetracampeonato nacional. E não foi diferente diante do Flamengo neste domingo. O triunfo por 1 a 0 garantiu ao Tricolor a maior vantagem na ponta desde 2008: seis pontos.

O ano de 2008 registrou a última vez em que uma equipe havia aberto essa diferença. O então líder Grêmio - que acabaria na segunda colocação - tinha 49 pontos contra 43 do vice-líder Cruzeiro após a 24ª rodada. Hoje absoluto na ponta, Abel Braga costuma ressaltar o equilíbrio do Brasileirão em sua entrevistas. Tanto que os seis pontos de vantagem sobre o Galo (59 contra 53) o surpreenderam.
- No fundo surpreende, sim. Mas isso se deve também ao fato de que o Atlético-MG não vem mantendo a regularidade de antes, e nós aproveitamos um pouco essa situação. Mas não pensem que é fácil. Também tivemos os nossos resultados inesperados. Estávamos vencendo o Figueirense no Engenhão por 2 a 1, com um a menos, e aceitamos o empate em uma bola que desviou na zaga. Depois, contra o mesmo Figueirense, mas fora de casa, abrimos 2 a 0 e bobeamos. Sem falar na derrota para o Atlético-GO - argumentou.
AS MAIORES VANTAGENS DE UM LÍDER DESDE 2008
TemporadaVantagem na pontaLíderVice-líderRodada
20126 pontosFluminense (59 pontos)Atlético-MG (53 pontos)27ª
20086 pontosGrêmio (49)Cruzeiro (43)24ª
20115 pontosCorinthians (26)São Paulo (21)10ª
20105 pontosFluminense (36)Corinthians (31)16ª
20095 pontosPalmeiras (54)São Paulo (49 )28ª e 29ª
20095 pontosPalmeiras (53)São Paulo (48)27ª
20095 pontosPalmeiras (50)Goiás (45)26ª
20085 pontosSão Paulo (71)Grêmio (66)36

Se a vantagem do Grêmio em 2008 já era boa, a do Fluminense se mostra ainda melhor em outro quesito. Há quatro anos, a diferença dos gaúchos para o quinto colocado (Flamengo), o último time fora da zona de classificação para a Libertadores, era de nove pontos. Hoje, a gordura tricolor para garantir vaga na competição sul-americana é de 16 pontos.
- É muito fácil analisar resultado, mas esse campeonato é extremamente competitivo. Sabíamos que no segundo turno nenhuma equipe que estava lá em cima ia manter a performance. Agora o Bahia é um dos melhores times, o Palmeiras era dado como rebaixado e já ganhou duas. Basta olhar os jogos que temos pela frente. Botafogo, Grêmio, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG. O momento é bom, mas vamos trabalhar jogo a jogo - finalizou.
Após a 17ª vitória em 27 jogos do Brasileirão, o elenco do Fluminense ganhou a segunda-feira de folga. Apenas os zagueiros Anderson e Leandro Euzébio farão tratamento nas Laranjeiras. A reapresentação da equipe está marcada para a tarde da próxima terça.
fred fla-flu comemoração (Foto: Dhavid Normando/Photocamera) 
Fred comemora o belo gol de voleio que deu a vitória sobre o Flamengo e a liderança folgada com seis pontos sobre o Atlético-MG (Foto: Dhavid Normando/Photocamera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário