terça-feira, 18 de setembro de 2012

HOJE O GRANDE DEBATE EM SÃO FRANCISCO


Frederico Barbosa e Pedrinho Cherene participam de debate

Blog do Paulo Noel / Ururau
Rádio São Francisco FM promove embate dos dois candidatos em SFI

mais
 menosRádio São Francisco FM promove embate dos dois candidatos em SFI
Diante de um cenário político tenso os dois candidatos à prefeitura de São Francisco de Itabapoana participam nesta terça-feira (18/09) do primeiro debate realizado no município. O evento começa às 20h e será realizado em um salão de festas na área central da cidade. O debate entre Frederico Barbosa Lemos (PR) e Pedrinho Cherene (PSC) é promovido e será transmitido pela Rádio São Francisco FM, na frequência 87,9 e também pela web, por meio do Blog do Paulo Noel.
Representantes das coligações "São Francisco uma Família Para Todos" do candidato Frederico Barbosa Lemos e "Renovação Total" do candidato Pedro Jorge Cherene Júnior, se reuniram no final de semana com os responsáveis pela transmissão do debate para definir as regras do debate, seguindo os parâmetros da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral.
Cópias com as decisões e a Ata foram protocoladas no Cartório Eleitoral de São Francisco, Na ocasião o chefe da unidade, Jorge Louback Peixoto disse: "Sem dúvidas será um importante momento para São Francisco, este debate de propostas", comentou Jorge. 
REGRAS 
O debate será divido em seis blocos, com três intervalos para que os candidatos conversem com seus assessores. O moderador será o jornalista Vinícius Berto. Na primeira etapa, de acordo com o sorteio a ser realizado no momento do debate, os candidatos terão cinco minutos para sua apresentação. 
No segundo bloco, serão sorteadas seis perguntas enviadas por internautas e por ouvintes da Rádio São Francisco com tema livre. As perguntas não deverão ser direcionadas a um único candidato e também não poderão conter ofensas pessoais. A ordem de resposta será definida através de sorteio. Não há direito a comentários ou réplicas e cada candidato terá dois minutos para responder. As perguntas serão previamente avaliadas pelas assessorias dos candidatos.
No terceiro bloco, serão feitas seis perguntas pela equipe de jornalismo da Rádio São Francisco FM. Com os seguintes temas: Agricultura, Turismo, Saúde, Pesca, Educação e Cultura, Ação Social, Obras e Infraestrutura, Transporte. A ordem de resposta será definida por sorteio e a ordem de perguntas será alternada. Os dois candidatos responderão e não há direito a comentários ou réplicas, serão dois minutos para responder cada questão.
Na quarta etapa, serão sorteadas seis perguntas que foram enviadas por entidades representativas no município. As perguntas serão previamente avaliadas pelas assessorias dos candidatos, que terão dois minutos para responder após o sorteio.
Depois serão realizadas duas rodadas de perguntas entre os candidatos, ordenadas por sorteio, na hora que indicará quem irá elaborar a pergunta, com direito a réplica e a tréplica. O tema das perguntas será livre, desde que não haja ofensa pessoal. Será concedido um minuto para a formulação da pergunta, dois minutos e meio para a resposta do candidato, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica.
Para finalizar, nas considerações finais Pedrinho Cherene e Frederico Barbosa terão cinco.
CENÁRIO POLÍTICO
O pleito eleitoral em São Francisco de Itabapoana, assim como anos anteriores, está disputadíssimo e, inclusive com episódios marcantes nos noticiários local e nacional.  Um deles é fato de os dois candidatos disputarem o apoio do deputado federal Anthony Garotinho e presidente estadual do PR. 
Tal acontecimento, fez com que Frederico Barbosa Lemos, que é do mesmo partido do deputado, chegasse a ingressar recurso na Justiça Eleitoral solicitando que as imagens de Pedrinho fossem dissociadas a de seu partido, mas não obteve êxito.
Pedrinho Cherene e Frederico Barbosa Lemos são filhos de ex-prefeitos de São Francisco de Itabapoana, Pedro Jorge Cherene e Barbosa Lemos, respectivamente.
Na vida pública Pedrinho chegou a ocupar o cargo de Secretário de Saúde do município, já Frederico assumiu a Prefeitura na condição de vice, depois do afastamento do ex-prefeito Beto Azevedo, que teve seu mandato cassado pela Câmara de Vereadores, depois de ser preso pela Polícia Federal no final do mês de março.
Beto Azevedo foi preso junto com os ex-secretários de Saúde, Fabiano Córdova e Cristiano Salles, além de um casal de empresários donos da clínica Fênix, durante Operação Renascer da Polícia Federal. Eles são acusados por crimes de corrupção e desvio de dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS), estipulado em cerca de R$ 2,5 milhões. A verba teria sido desviada entre os anos de 2009 e 2011. A Operação teve repercussão e colocou o município em destaque nacional com o escândalo de corrupção.
Frederico Barbosa Lemos exonerou o 1º e 2º escalões de secretários. O candidato passou por alguns problemas, principalmente acassação de seu registro de candidatura pela Justiça Eleitoral, no mês de agosto deste ano.
Frederico Barbosa ainda aguarda o deferimento de sua campanha pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), enquanto isso o candidato continua realizando campanha graças a uma liminar.
Redação / Blog do Paulo Noel

Nenhum comentário:

Postar um comentário