sexta-feira, 27 de julho de 2012

COMEÇAM OFICIALMENTE AS OLIMPÍADAS DE LONDRES


Começam oficialmente as Olimpíadas de Londres

Uma grande celebração da história e da cultura britânicas marcou o início oficial dos Jogos Olímpicos de Londres nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico. Pontualmente às 17h (horário de Brasília, 21h na capital inglesa), foi dado início à cerimônia de abertura, com a exibição de um vídeo no telão do estádio, com imagens que passeavam pelo Rio Tâmisa, o principal do país, desde a nascente até chegar às proximidades do local da festa. Na trilha sonora, canções famosas de bandas inglesas, como Sex Pistols e Pink Floyd.

A primeira parte do evento foi dedicada à história britânica, com a participação de 2.500 figurantes e do ator Kenneth Branagh. O roteiro apresentava o país desde o início ruralista até a Revolução Industrial no século XVIII, que transformou a sociedade inglesa. Quatro chaminés surgiram no gramado, representando a industrialização. Os movimentos feministas, que reivindicavam principalmente o direito ao voto, também se fez presente. Em seguida, foi feita uma homenagem a todos os britânicos que morreram em guerras ao longo dos séculos.

Após a entrada em cena de mais figurantes vestidos com roupas que lembravam a capa do disco 'Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band', dos Beatles, e de um navio estilizado, fazendo referência à navegação britânica, chegou o momento de celebrar os Jogos, e para isso a 'industrialização' foi fundamental: uma siderúrgica surgiu no palco, onde foram forjados os anéis olímpicos, erguidos no centro do estádio.

De volta ao telão, os espectadores viram o ator Daniel Craig, atual intérprete do agente secreto James Bond, fazendo novamente o papel de 007, mas numa missão especial: escoltar a Rainha Elizabeth II em um helicóptero, do Palácio de Buckingham até o Estádio Olíimpico. Já 'ao vivo', com uma aeronave sobre o palco da festa, dois dublês representando a Rainha e Bond saltaram de paraquedas. Tudo isso ao som do tema de abertura dos filmes de 007.

Foi a senha para a entrada em cena de Sua Majestade, acompanhada do marido, o duque de Edimburgo, Philip Mountbatten. Com o casal real no palco, um coral de crianças entoou o hino britânico, 'God Save the Queen' (Deus Salva a Rainha), enquanto a bandeira era hasteada.

Com a presença de J. K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter, que vendeu mais de 400 milhões de exemplares em todo o mundo, começou a parte infantil da cerimônia. Vilões famosos da literatura infanto-juvenil, como o Capitão Gancho e Cruela Cruel, levaram medo às crianças no palco. Elas foram 'salvas', então, por Mary Poppins, a babá mágica dos livros da australiana Pamela Lyndon Travers, que surge durante uma tempestade de vento para cuidar das crianças da família Banks. Foi um dos momentos mais aplaudidos da festa.

Palco vira festa ao som de Clapton, Bowie, Rolling Stones e Beatles

Outro 'ícone' britânico, Mr. Bean, o trapalhão interpretado pelo comediante Rowan Atkinson, foi encarregado de 'tocar' no teclado o famoso tema do filme Carruagens de Fogo, composta pelo músico grego Vangelis. Depois de mandar uma mensagem de celular e assoar o nariz enquanto 'tocava' a música, Mr. Bean cochilou, enquanto o telão exibia a cena clássica do filme, em que os jovens atletas treinavam numa praia, com uma 'participação' especial do comediante britânico.

O palco virou, então, uma grande festa. E uma viagem musical pelos estilos e ritmos que embalaram a juventude britânica ao longo das últimas décadas, com músicas de, entre outros, Eric Clapton, David Bowie, Queen, Sex Pistols, New Order, Eurythmics, Rolling Stones e, claro, Beatles. Numa celebração à era das mídias sociais, durante toda a festa um jovem usava aplicativos e ferramentas de interatividade para tentar encontrar uma menina que havia perdido o celular. Um beijo quase cinematográfico selou o encontro dos dois no palco. E marcou o início de uma festa mais 'pop', com canções de artistas contemporâneos, incluindo Amy Winehouse, cuja morte completou um ano este mês.

Depois da celebração da história e da cultura britânicas, a cerimônia entrou na sua fase olímpica propriamente dita, com um vídeo exibindo imagens das duas outras edições de Jogos realizadas em Londres, em 1908 e 1948, e também do passeio da tocha olímpica pela Grã-Bretanha nas últimas semanas. No fim, o jogador de futebol com jeito de popstar David Beckham aparecia pilotando uma lancha, à noite, levando a tocha pelo Tâmisa em direção ao estádio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário