terça-feira, 31 de julho de 2012

BANDALHA DA GUARDA DE CAMPOS


Guarda comete nova desordem

Após denúncia de uma leitora, a equipe da Folha flagrou ontem uma viatura da Guarda Municipal estacionada em ci-ma de uma calçada, à rua Marechal Deodoro. Esta foi a segunda vez que um carro da Guarda é encontrado parado em local proibido, a primeira foi no dia 04 de junho, na avenida XV de Novembro. Ontem, a Folha chegou ao local cerca de 30 minutos após a ligação da leitora e o veículo ainda es-tava sobre a calçada.

A reportagem também percorreu toda extensão da rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa) e encontrou nove carros contribuindo para a desordem urbana.

Os veículos estacionados em locais proibidos atrapalham os pedestres, como contou a enfermeira Thalita Medeiros, 34 anos. “Os carros parados nas calçadas atrapalham os pedestres, que são obrigados a passar pelo meio da rua. A situação piora quando se trata de uma rua tão movimentada co-mo a Formosa” disse.

O diretor da Divisão de Trânsito da Guarda Municipal, sargento Walter Novaes, informou que a rua Tenente Coronel Cardoso é uma das mais fis-calizadas e que os veículos flagrados são multados e até sujeitos à reboque. Já a Empresa Municipal de Transporte (Emut) disse que toda extensão da rua es-tá devidamente sinalizada.

Quanto à viatura parada irregularmente na rua Marechal Deodoro, Novaes disse desconhecer o fato, mas acrescentou que vai apurar. Segundo ele, já foi designado um guarda, especificamente, para atuar na rua Marechal Floriano, no trecho entre as ruas Tenente Coronel Cardoso e Conselheiro Otaviano.

Em junho, viatura também foi flagrada

No dia 04 de junho, a equipe da Folha também flagrou uma viatura da Guarda estacionada sobre a calçada, em frente ao Ciep da Lapa. Na época, o chefe do setor de trânsito da Guarda Civil Municipal, Walter Novaes, informou que tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Civil Municipal são autorizados a estacionar em calçadas largas e que tenham escolas ou bancos próximos.

Desde o mês de maio, a Folha vem realizando uma série de matérias sobre desordem urbana. Várias ruas da cidade já foram percorridas e nelas  encontrados motoristas que não respeitam as leis de trânsito e estacionam seus veículos em locais proibidos. Com isso, acabam prejudicando os pedestres e ciclistas.

Jorge da Silva, 52 anos, contou que quase foi vítima de um acidente devido a um carro parado sobre uma calçada em uma das principais avenidas da cidade.

— Por pouco, não sofri um acidente grave. Estava passando pela avenida 28 de Março, quando me deparei com um carro em cima da calçada. Minha única opção foi passar pe-la rua, só que estava vindo um ônibus em alta velocidade e. por muito pouco, não me pegou. Estacionar em local proibido é uma falta de respeito com o próximo — completou.
Bianca Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário