terça-feira, 26 de junho de 2012

Menores envolvidos no crime aumenta mais em Campos


Cresce o número de menores envolvidos em crimes em Campos

Fotos: Carlos Grevi / Mauro de Souza
Psicóloga fala da importância da transmissão de valores familiares

mais
 menosPsicóloga fala da importância da transmissão de valores familiares
Cresce cada vez mais o número de menores envolvidos com o mundo do crime, principalmente tráfico de drogas e roubos a pedestres.
De acordo com estatísticas do 8º Batalhão de Polícia Militar em Campos, de outubro de 2011 até junho deste ano, 463 menores foram apreendidos. Número alto se comparado ao de maiores presos, que foi de 370. O índice é ainda maior se comparado com o de outros batalhões, no mesmo período foram 42 menores apreendidos em Macaé, 18 em Itaperuna e apenas três em Pádua.
Segundo o comandante do 8º BPM, Lúcio Flávio Baracho, a maioria desses jovens está envolvida em vários tipos de crimes.
“Os menores são apreendidos por crimes como porte ilegal de armas, assalto a mão armada, drogas e até homicídios. E também há meninas envolvidas com o crime, em maio por exemplo nós apreendemos jovens de 13, 14, 15 anos com arma calibre 32”, disse.
No início do mês a equipe do Site Ururau acompanhou a apreensão de três adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas no bairro Santa Cecília, em Guarus. Dois são irmãos, um de 16 anos e outro de 13. O menino mais novo foi detido pela terceira vez, e tinha marcas de tiro no pé.

“Meus pais não sabem de nada”, disse o menino quando questionado sobre sua participação no tráfico de drogas.

Para a psicóloga Luciane Mina, o envolvimento de jovens com o crime é preocupante.

“A gente vê com clareza que eles buscam uma forma de ser importante, de conseguir tudo mais fácil e sem muito esforço. Não só menores pobres há também o envolvimento de meninos e meninas de classe média e alta”, comentou.
Mina ressalta ainda que é preciso trabalhar a questão de valores dentro de casa.
“Muitos desses jovens não estão dispostos a fazer sacrifícios para adquirir algo, antigamente era preciso trabalhar muito para conseguir algo, tínhamos metas e propósitos. Hoje muitos pais atendem facilmente o desejo dos filhos. É fundamental a família resgatar valores, a integridade e o amor”, finalizou.

COMBATE AS DROGASNesta terça-feira (26/06) é comemorado o Dia Mundial de Combate às Drogas, só nos seis primeiros meses do ano a Polícia Militar de Campos apreendeu 91 quilos de maconha, 58 de cocaína e oito de crack.
Para apreender entorpecentes, a polícia conta com a ajuda da população, através de denúncia anônima os oficiais conseguem chegar as casas, terrenos abandonados e pontos de tráfico.
Quem souber de alguma informação contra o tráfico de drogas ou outros crimes pode entrar em contato com o telefone (22) 2723-1177, um policial do serviço reservado da PM fica responsável pelo atendimento 24 horas por dia.

De acordo com as estatísticas da PM no mesmo período deste ano 259 pessoas foram presas com entorpecentes. E 118 com armas de fogo. Além disso, 217 armas foram apreendidas.

Outro número que também chama atenção é o de motos apreendidas foram 1.711 só de janeiro a junho deste ano. Os veículos foram apreendidos durante operações da PM em Campos.
“Cerca de 65% dos crimes como homicídios e assaltos são praticados por bandidos de moto. Nós realizamos operações em pontos estratégicos depois de uma avaliação criminal de onde acontecem mais crimes. Os lugares variam de acordo com as análises, o objetivo é diminuir a criminalidade”, explicou.
Dorlany Del Esposti

Nenhum comentário:

Postar um comentário